Sobre sustento e relacionamento


Tudo o que o Senhor sempre quis era um verdadeiro relacionamento com o homem. Desde o jardim, o homem preferiu qualquer coisa a escolher Deus, e quando falo em qualquer coisa, é qualquer futilidade mesmo. Somos tão pecadores que qualquer acontecimento, assunto, motivo ou objeto nos ganha, e assim, a cada dia, nos afastamos mais e mais do nosso Criador, até não lembrarmos mais dEle. O pecado nos toma e nos faz alto-suficientes, nos prende as mãos, nos laça pelos pés, venda nossos olhos e tapa nossa boca.

O Senhor Deus é extremamente paciente (1Conríntios 13:4), e ao longo do Antigo Testamento podemos presenciar sua paciência cheia de amor e de compaixão para com o povo de Israel.

Em 2  Samuel 20, conta a rebelião de Seba, onde um homem perverso que estava naquele grupo convenceu o povo a abandonar o rei Davi. O que chama a atenção é que o rei deixou o povo ir, voltou sozinho ao seu palácio e mandou confinar as dez concubinas que haviam ficado ali. Um detalhe importante que a Palavra conta é que Davi continuou a sustentá-las, mas não teve mais relações com elas, e elas “permaneceram viúvas até o fim da vida” (2 Samuel 20:36 – NVT).

Logo me veio à mente a imagem de um povo teimoso por causa do pecado que os domina, um Deus generoso que continua sustentando cada vida mesmo sendo ignorado por elas, e uma noiva, claramente a imagem que temos da Igreja do Senhor, sendo viúva até o fim da vida.

O pecado tão impregnado no homem faz com que qualquer discurso ouvido sem o filtro do Espírito Santo; sem a sabedoria que só o Senhor pode nos conceder, leva o povo à ruína. Temos que lembrar que sem ouvir e obedecer, sem santidade e reverência, é impossível agradar a Deus. Para nossa esperança, Ele nos agracia com sua Graça, e continua nos sustentando. Mas o que Ele mais deseja é que O desejemos também, para que nós sejamos a Noiva do Cordeiro e não uma viúva.

Deus continua buscando esse relacionamento profundo e íntimo conosco; com sua Igreja, com sua Noiva. Ele anseia por uma Noiva para seu Filho Jesus! Uma noiva linda e limpa de toda e qualquer mancha que o pecado pode deixar.

Ele deseja mais que um simples sustento, Ele anseia pelo relacionamento. Trata-se muito mais do que viver pelo que Ele pode nos oferecer durante essa vida terrena e passageira, mas viver o agora nos relacionando com Ele e sabendo que poderemos, por TODA Eternidade, desfrutar de Sua Santa Presença, através de um relacionamento justificado por Jesus, que por meio de sua morte nos dá livre acesso ao nosso Abba Pai.